terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mostre a Nossa Casa ao seu Grupo de Oração

Em obediencia a Deus, pelo conselho nacional do nosso movimento (RCC), estamos apresentando aos grupos de oração da nossa Região a nossa casa, nossa benção!

/ Sede Nacional /




A Sede Nacional da RCCBRASIL está tomando formato. Já estão prontos a capela Cenáculo Nossa Senhora de Pentecostes e os banheiros externos. As ruas já estão demarcadas e a construção da Casa de Missão e do poço artesiano estão em plena atividade. Para seguirmos nossas obras a pleno vapor, precisamos da colaboração dos carismáticos de todo o Brasil. E para que isso aconteça, estamos disponibilizando alguns arquivos para que você possa baixar, levar ao seu Grupo de Oração e compartilhar com seus amigos. Assim, você estará ajudando a divulgar a construção da Sede Nacional, fazendo com que mais pessoas possam se tornar construtores.

Abaixo você encontra os links de três arquivos que ajudarão na divulgação:

• A música “Tempo de abundância” que foi acolhida como a música tema da nossa Sede Nacional, retratando este tempo de portas abertas e que fala muito aos nossos corações.

• O vídeo motivacional que nos conscientiza de como cada um de nós pode ajudar a construir, tijolo sobre tijolo, a Nossa Casa.

• As fotos atuais da Sede mostram aquilo que já está construído e também o que está em construção. Através delas vamos visualizando a concretização deste sonho.

Como posso ajudar?
Para se engajar nessa obra, você pode colaborar mensalmente através de carnês. Caso você não tenha o carnê do projeto "Eu sou um construtor" ou não possa comprometer-se com a doação mensal através dele, deposite qualquer valor na Conta Corrente nº 3587-1 agência 0495 operação 003 da Caixa Econômica Federal e participe desta obra.

Se você ainda tem o seu cofrinho, deposite o valor contido nele também nesta conta, lembre-se que toda e qualquer colaboração faz a diferença nessa construção.



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Presença do Ministério Jovem da Região Santana

O ministério jovem da Região Santana marca presença no Barzinho de Jesus da Missão Trilha da Luz, próximo dia 05/11/2011 a partir das 19h. No Setor Mandaqui. Vamos juntos Sentinelas?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vigília Arquidiocesana do Ministério Jovem da RCC reune aproximadamente 200 jovens...


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Tatuapé, acolheu cerca de 200 jovens das diversas regiões episcopais para esta primeira vigília arquidiocesana do Ministério Jovem, onde o grande clamor foi pela unidade de todo o MJ.

Jovens das seis regiões episcopais da capital paulista se reuniram, neste último final de semana, para orar e fazer vigília, celebrando a unidade entre o Ministério Jovem da Arquidiocese de São Paulo.


A vigília teve início com a oração do santo terço pela unidade, rezado por jovens das seis regiões da arquidiocese, pedindo a intercessão de Maria para que também nós sejamos juntos um só coração, no coração do Pai. Logo depois aconteceu à Santa Missa presidida pelo Padre Rodrigo (Pároco da N. Sra. Da Conceição no Tatuapé e Assessor do Setor Juventude da Região Belém) e Co-Celebrada pelo Padre Paulo Eduardo (Assessor Espiritual do MJ da Arquidiocese).


Com muito clamor ao Espírito Santo, Animação e Exortação, o Padre Rodrigo em sua homilia nos convidou a entregarmos a Cesar o que a ele pertence e nos impede de nos achegarmos a Deus, para que possamos ser de forma definitiva e compromissada inteiramente do Senhor.


Com o Santíssimo Sacramento exposto e com adoração conduzida pelo padre Paulo Eduardo, levantou-se um grande clamor pela unidade de toda a Arquidiocese de São Paulo e por cada uma das regiões episcopais, seus membros e realidades.


Um dos momentos que mais marcou a juventude presente foi à procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas no entorno da Igreja. Os jovens do ministério jovem passaram por diversas pessoas que trabalham na madrugada e por jovens que não conhecem o amor de Deus, mas foram tocados pelo imenso amor transmitido pelo olhar sacramentado de Jesus.






O encerramento deste momento valioso de oração deu-se com a fala da Hélida (Coordenadora Arquidiocesana do Ministério), dos seis regionais, do ex-coordenador do MJ e do Coordenador Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica, Gilberto Lopes que novamente falou da importância e do protagonismo da juventude carismática em nossa Igreja local.


O pedido de unidade concretizou-se num momento de emoção e oração onde todos os jovens abraçados cantavam pedindo “que seja um, é o que eu quero mais...”


Vejam as fotos do evento, comente e saiba mais acessando: https://www.facebook.com/mjrccsampa

Ser santo de calça jeans !

 


Ser santo de calça jeans !

A coragem de tomar decisões definitivas

Ser jovem é muito bom. É nessa fase da vida que nossos sonhos desabrocham, é nessa fase da vida que queremos mudar tudo e todos.

Uma fase de fazer a diferença!

"Deus faz a diferença. Mais ainda: Deus nos faz diferentes, nos faz novos" (Bento XVI). Unir minha jovialidade à certeza de que Deus está comigo é totalmente possível, Ele não me tira nada, pelo contrário, me dá tudo! Ele se faz meu amigo no presente e tem a minha história na Sua mão: nela segura firmemente o meu passado, com as fontes e os alicerces do meu ser; nela guarda ansiosamente o futuro e me faz vislumbrar a mais bela alvorada de toda a minha vida. É com essa mão forte que conto quando caio e não quero ficar largado no chão. Ele tem a voz que ecoa no silêncio do meu coração me acordando para a vida. "Quando o jovem não se decide, corre o risco de ficar uma eterna criança!" (Bento XVI). Não quero ser criança, quero crescer! Quero me decidir! Hoje me decido a ser santo! Santo de calça jeans.

Tomo a coragem de ter decisões definitivas porque sei que, na verdade, são as únicas que não destroem a minha liberdade, mas criam a justa direção, possibilitando-me seguir em frente e alcançar algo de grande na vida. Algo que me é garantido!

A vida eterna!

Dentre todas as minhas decisões! Encontra-se esta:

Quero ser santo de calça jeans.

Quero estar no mundo; e saber saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não quero ser mundano! Sou cristão! Sou católico! E me decido a amar esta Igreja que é viva e é jovem!

E você, qual a sua decisão?

Comente qual a sua decisão?



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Carta de Agradecimento - Arley Silva (coordenador MJ RESA)




Arquidiocese de São Paulo
Região Episcopal Santana
Renovação Carismática Católica – Ministério Jovem


São Paulo, 13 de Outubro de 2011.


Ola amados jovens, é com grande alegria que me dirijo novamente a vocês, para saudá-los pela grande mobilização em prol de nosso Encontro Regional de Jovens que aconteceu nos últimos dias 08 e 09 do mês presente.

Com certeza tivemos a oportunidade de ver a grandeza e simplicidade do nosso Deus, e o amor que Ele derrama diariamente sobre nós para nos Robustecer. Certos desse amor, eu quero exaltá-los a “Lançar as redes em águas mais profundas”, sem medo das dificuldades e eventualidades que a vida nos apresenta, certos de que em “Cristo somos mais que vencedores”.

Quero também convidá-los a espalhar em todas as comunidades e paróquias de nossa Região Episcopal, quem são os “Sentinelas da Manha” e mostrar a todos que ser Sentinelas da Manha não é vestir uma camisa com o emblema do mesmo, ou participar de um encontro; ser Sentinela da Manha é um “Projeto de Vida”, que nos foi ensinado e mostrado na vida de João Paulo II e deve ser anunciado por todo mundo.

Agradeço o esforço e dedicação de todos que se empenharam para que este sonho de Deus em nossas vidas se tornasse real. De uma forma muito especial agradeço a Dom Joaquim e Dom Tarcisio que foram presença da Igreja que Bota Fé nos jovens, agradeço a Arquidiocese de São Paulo na pessoa de Gilberto nosso Coordenador Arquidiocesano, eu agradeço ao Matheus de São José dos Campos e a Bárbara de Jundiaí que não mediram esforços para estar conosco, agradeço o apoio da Hélida Araújo coordenadora Arquidiocesana do MJ e todos os coordenadores regionais do MJ presentes, agradeço a coordenação, setoristas e ministeriados da Região Santana que de imediato se colocaram a disposição para nosso encontro, e a todo núcleo regional que foram peças essenciais para que esse sonho se tornasse possível.

Antes de todas essas coisas agradeço e rendo louvores a Deus nosso Pai, que nos capacitou e revestiu de seu amor para que todas essas coisas se tornassem possíveis.

Por fim, desejo que através desse acontecimento em nossa Região episcopal, os Grupos de Oração Jovens, Ministérios Jovens, Grupos de Jovens ligados a RCC e Grupos de oração onde acontece o projeto “Aqui tem Jovem, Aqui tem Fogo”, sejam profundamente Robustecidos pelo Espírito Santo de Deus, para que cheios do mesmo, possam continuar a proclamar com parresia, ousadia e combatividade profética que só temos um Senhor e Salvador e seu nome é JESUS!

Agradeço a atenção de todos, peço a Deus que nos abençoe, que o Espírito Santo nos cubra com sua sombra, e que nós possamos viver ao amparo do altíssimo. Sejamos verdadeiros SENTINELAS DA MANHA e adoradores do Senhor em espírito e em verdade.

Tenham sempre em mente que nossa recompensa esta no céu, e que o Senhor nos escolheu e nos capacitará; tenhamos uma vida reta e de oração, e que possamos transbordar diariamente do Espírito de Deus, para que o mesmo não fique só em nós, todavia, possa chegar ao maior numero de pessoas, e que as mesmas possam viver o novo de Deus e um contínuo pentecostes.


Que Maria Rogue por nós!


UHH é SENTINELA... UHH é SENTINELA... UHH é SENTINELA...
UHH é SENTINELA... UHH é SENTINELA... UHH é SENTINELA...



_________________________________
Arley Silva
Coordenador do Ministério Jovem
Região Episcopal Santana

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Lançado o site oficial do Encontro Mundial de Jovens

Lançado o site oficial do Encontro Mundial de Jovens




Está no ar o site oficial do Encontro Mundial da Juventude da Renovação Carismática Católica. A página foi inaugurada no último dia 12 de setembro e reúne informações sobre o evento, inscrições, downloads, vídeos e muito mais. O evento acontecerá de 10 a 15 de luho de 2012 em Foz do Iguaçu/PR. Na sequência a RCCBRASIL promoverá o XXX Congresso Nacional do movimento.

Para outros países as inscrições já foram abertas. Já para o Brasil isso acontecerá a partir do mês de novembro. Confira os valores no site oficial.

Para organizar ou entrar em uma caravana procure o seu coordenador estadual do Ministério Jovem, as vagas são limitadas. O conteúdo do site está disponível em cinco línguas diferentes: português, inglês, espanhol, italiano e francês. Tudo para que as palavras direcionadas ao encontro possam chegar a mais pessoas.

Acesse a página: www.mundial2012.rccbrasil.org.br


Vejam também o video de abertura do evento, e aguardem... Com certeza o Ministério Jovem fará a sua caravana.



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Palavra do Coordenador Estadual do Min. Jovem

Amados irmãos e irmãs, a paz de Jesus esteja com cada um de vocês!


Estamos vivendo um momento privilegiado de evangelização da juventude em nossa nação, basta observarmos os últimos e os próximos acontecimentos com a juventude no Brasil: a criação da Comissão Episcopal para a Juventude na CNBB, a Chegada da Cruz da Jornada no Estado de São Paulo e a sua peregrinação em todo o Brasil, o ERJ no Estado de São Paulo, o Encontro Mundial da Juventude da RCC no Brasil no ano que vem, a Campanha da Fraternidade sobre Juventude em 2013, a tão sonhada Jornada Mundial da Juventude aqui na nossa nação em 2013, sem contar ainda as inúmeras bênçãos que Deus tem derramado sobre nossos grupos de oração, comunidades e nos trabalhos com os jovens em nossas dioceses e em todo o Estado. É um tempo de graças, tempo de portas abertas, tempo de abundância.

Quero louvar a Deus pela vida de cada um de vocês e agradecê-los pelo empenho que cada um tem tido em suas coordenações, e também reconhecer que tenho visto vocês responderem cada vez mais generosamente a todas as convocações que temos feito, basta recordarmos nosso Congresso o ano passado em Bebedouro, a última edição do Jesus no Litoral e especialmente o nosso Encontro de lideranças em Abril, do qual guardamos vivas impressões dele durante todo o ano, e não podemos esquecer toda a movimentação com o dia D em Tributo ao Beato João Paulo II.

Mas agora, meus queridos, quero convocá-los a fazermos a maior mobilização já vista em todos os tempos com a juventude da Renovação Carismática do Estado de São Paulo, o maior testemunho de unidade e de resposta generosa que já demos até hoje.

Está se aproximando o Nosso Encontro Regional de Jovens – Sudeste, que será realizado em Barueri, nos dias 11 a 13 de novembro. Esse encontro ocupou o lugar do que seria o nosso Congresso Estadual de Jovens, mas graças a Deus em proporções maiores, pois vamos acolher aqui jovens de mais três estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo). Sabemos que na região sudeste está a maior parcela da juventude carismática do Brasil, sobretudo no Estado de São Paulo. Portanto, a maior mobilização tem que ser a do nosso Estado.

Sei que algumas dioceses já estão correspondendo, mais quero pedir uma resposta maior das inscrições nas próximas duas semanas. Vamos nos empenhar mais na divulgação desse evento em nossos sites diocesanos, em nossas listas, em nossos eventos, campanhas em todos os grupos de oração das nossas dioceses, nas nossas redes sociais, enfim, vamos nos empenhar ainda mais, pois esse encontro é nosso. Lembre-se: Por causa da tua Palavra, lançaremos as redes! Mesmo que você já tenha lançado o convite, lance novamente apoiado na palavra do Senhor!

Precisamos ter em mente que, de agora até a realização do ERJ2011, é essa a nossa prioridade de trabalho enquanto coordenação do Ministério Jovem. Recordo que traçamos a meta mínima de um (1) ônibus por diocese, que é uma meta até baixa para o nosso estado. Mas sei que há dioceses que tem condições de levar dois (2) ou mais ônibus de participantes. Faço um apelo especial às dioceses mais próximas da Diocese de Osasco, especialmente da região metropolitana a que respondam com mais generosidade a essa convocação.

Tenho confiança em Deus que vocês não medirão esforços nesse sentido e que a resposta de vocês será mais generosa do que eu imagino.
Fico no aguardo e na expectativa!

Em breve iniciaremos nossa Campanha de Intercessão Estadual pelo ER2011, e também enviarei direcionamentos sobre outros assuntos de relevância para todos. Mas o foco nesse momento é esse: ERJ2011.

Coragem, meus amados, pois a mão favorável do Senhor está conosco!



Fraternalmente


Fernando dos Santos Gomes
Coordenador Estadual do Ministério Jovem
Renovação Carismática do Estado de São Paulo

http://www.rccsaopaulo.com.br/noticias/rcc-em-geral/item/908-palavra-do-coordenador-estadual-do-min-jovem

http://www.rccjovem.com.br/erj2011/

domingo, 9 de outubro de 2011

Vejam algumas fotos do nosso ERJ...

ENCONTRO REGIONAL DO MINISTÉRIO JOVEM, Região Santana.

Vejam algumas fotos do nosso ERJ... ontem, sábado, 08/09/2011. Em breve mais fotos...

















terça-feira, 4 de outubro de 2011

ENCONTRO REGIONAL MINISTÉRIO JOVEM

Amado (a),  A PAZ do Senhor

Nos dias 08 e 09 de Outubro de 2011, realizaremos o “Encontro Regional de Jovens” da RCC na Região Episcopal Santana. 

Encontro que tem por tema: “Sentinelas da Manha – Jovens robustecidos pelo poder do Espírito Santo”. 

Esperamos que através do mesmo, jovens de nossa região episcopal, e regiões de dioceses vizinhas sejam impactados pelo amor de Deus, e que esta experiência ocasione mudanças de vida dos jovens presentes.




ENCONTRO REGIONAL MINISTÉRIO JOVEM

Presenças:

DOM Joaquim (Bispo Auxiliar da Região Santana)
Dom Tarcísio - Bispo Responsável pelo setor Juventude em SP
Pe. José Roberto (Assessor Eclesial da RCC SP)
Pe. Paulo Eduardo Santos (Assessor do MJ Arquidiocese de SP)
Padre Élio Rama - Pároco Local

Gilberto Lopes (Coordenador da RCC Arquidiocese de SP)
Barbara (Babi) Núcleo Estadual e Metropolitano do MJ, Diocese de Jundiaí
Hélida Araujo (Coordenadora do MJ na Arquidiocese de São Paulo)
Robson Soares (Vice-Coordenador do MJ na Arquidiocese de São Paulo)

Irmãs e Irmãos Carmelitas Mensageiros do Espirito Santo
Ministério de Música Trilha da Luz
Ministério de Dança Asas da fé

Data: 08 e 09/10/2011
Local: Colégio Professor Antonio José Leite

Endereço: Rua 10 de Maio S/N, Vila Nova Cachoeirinha
(Travessa da Av. Parada Pinto - altura 1700 - Próximo ao Andorinha Hiper Center)
Horário: a partir das 8h

Inscrições ate 30 de Setembro R$ 5,00 e a partir de Outubro R$ 8,00

Você não pode ficar de fora dessa, faça já sua inscrição, numero limitado de participantes!!!

Informações:
Arley Silva
Coordenador do Ministério Jovem
Região Episcopal Santana
Arquidiocese de São Paulo
Telefone: 011 8330 - 5823
Ministério Jovem
RCC BRASIL

“Que o amor de Deus nosso Pai nos envolva, que Cristo nos sustente e que o Espírito Santo nos impulsione e motive a lançar as redes em águas mais profundas.”


Maria mãe de Deus, rogai por nos!

O amor se prova na dor

O amor se prova na dor


Muitas vezes os acontecimentos do dia a dia nos deixam meio cansados e aparentemente fracos e nos perguntamos se estamos de fato no caminho certo, a momentos em que temos medo de enfrentar a nós mesmos e toda a profundidade que esta em nosso interior e quando certas coisas vêem a tona e vemos que é hora de enfrentar, parece que o mundo vai desabar, pois aquilo que “estava em nossa mão”, a partir do momento que Deus quer e nós permitimos o querer Dele, não temos mais o controle que tínhamos antes, nos sentimos meio paralisados e solitários.

Sempre me recordo de um momento da minha vida em que precisei estar só para ver que a minha confiança não pode e não deve ser depositada em homens, tempo de amadurecimento e reencontro, porem até mesmo nesses momentos, Deus coloca alguém em nossa vida para vermos a mão dele agindo sobre nós.

Aceitar o que somos e o que esta em nosso coração, na maioria das vezes é muito difícil e doloroso, mas é neste momento em que necessitamos nos apegar a Deus e sermos sinceros conosco e com Ele, não adianta querer esconder nada Dele, porque Ele sabe de todas as coisas.

Em meio às tribulações internas sempre nos perguntamos qual a vontade de Deus e quais decisões devemos tomar, porem, nem sempre estamos de coração aberto para obedecer.

Podemos perceber que uma coisa esta ligada a outra, senão não teria sentido perguntar a Deus qual a vontade Dele, parece que estamos nascendo novamente, o medo que a criança passa na hora de seu nascimento reaparece e a única saída que temos é confiar.

Quando a Criança nasce, ela esta vulnerável e chorosa, nas mãos do médico, que é o único que pode colocá-la ao mundo.

Se formos analisar a situação do nascimento, acredito que aquele choro da criança ao nascer é um forte clamor chamando pela mãe e quando vê que ela não o pega o choro aumenta e o trauma é grande, mas era preciso acontecer para que viesse ao mundo. O bebe deixa o útero da mãe e precisa se habituar a luz do mundo, a temperatura, as pessoas ao seu redor, as vozes, entre outras coisas e o consolo dele é quando é colocado no colo de sua mãe, que segura aquele pequenino ao redor dos seus braços, com amor, passando toda a segurança pra ele naquele momento, onde sente novamente o bater de seu coração materno, ressoando: “eu te amo, meu filho, não precisa ter mais medo, já passou”.

Esse mesmo carinho é o de Deus por nós, porem com uma intensidade muito maior que o de uma mãe, porque Ele é grandioso, o quantificar e qualificar é impossível. Ele nos ama e nos acolhe.

Quando temos essa certeza, abrir o nosso coração para aquilo que esta por vir é muito mais fácil, porque sabemos que da mesma forma que a mãe jamais deixaria seu filho cair de seus braços, o nosso Pai do céu muito menos e Ele sabe o quando é difícil ouvir a sua voz, obedecê-lo e dar a abertura necessária para que o impossível seja feito em nossa vida, neste momento ele vem como o médico que faz o parto de uma criança e nos trás a vida.

Se nos entregamos a Deus, esse nascer é diário e a dor faz parte, não podemos esquecer que somos a Igreja da Cruz e que sem dor não há vitória.
São Francisco de Assis dizia: “Onde há amor, não há dor”, não porque a dor não existe, mas porque o amor consome qualquer dor.

Que Deus nos abençoe e fortifique e que Nossa Senhora das Graças, nos conceda a graça de confiarmos plenamente em nosso Senhor Jesus Cristo.

Última modificação em Qui, 15 de Setembro de 2011 13:48





Formações


Imagem de Destaque

 

Plantando dá

O trabalho missionário deve ser cultivado

Quem não planta também não colhe. Os frutos são consequência de um longo e determinado trabalho. Exige tempo, critério, fidelidade e insumos para que a produção tenha qualidade e quantidade. É o mesmo que acontece nos planos de Deus.

Imaginando uma videira verdadeira e com produção fecunda! Para isso ela tem que ser bem cuidada e podada no tempo certo. As uvas daí produzidas terão qualidade porque tudo foi bem planejado e trabalhado com responsabilidade pelo seu dono.

O Reino de Deus é a vinha do Senhor. Ela pertence a Ele. Quem não é dono e não cuida como dono, pode agir com infidelidade e com más pretensões. Isso pode acontecer com os missionários mal-intencionados, que em vez de construir, destroem a vinha do Senhor.

Outubro é o mês dedicado às missões na Igreja, de descoberta dos líderes religiosos para trabalhar nas comunidades levando a Palavra de Deus. O trabalho missionário deve ser cultivado. Ele exige dedicação. O cuidado da vinha é confiado aos missionários.

Como missionários, tenhamos em conta que somos servos e não donos da vinha. Os frutos devem ser entregues ao seu verdadeiro Dono. Nunca podemos usurpar o lugar de Deus. O próprio Jesus agiu como servo e não se apegou a nada que pertencia ao Pai.

Não é tão fácil ser verdadeiro e dedicado missionário. Isso exige exercício autêntico da justiça e do direito, porque o campo trabalhado pertence a Deus. O trabalhador tem que ter a sua mente identificada com a do Mestre, sendo fiel discípulo e missionário.

O itinerário missionário passa pelo relacionamento com Deus. Acontece na confiança e na intimidade com Ele. Mas é impossível se as preocupações materiais estiverem em primeiro lugar. O desapego dos bens terrenos fortalece o trabalho missionário.

Nem sempre nos preocupamos com aquilo que é mesmo essencial, com o testemunho de vida, por exemplo, agindo com pureza, honestidade, entre outros. Só teremos frutos saudáveis de vida e de paz na sociedade se plantamos e cuidamos bem da vinha do Senhor.

 
Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto
03/10/2011 - 08h30

O Pecado

O Pecado



Não fique sujo, pense!

Você já teve a sensação de estar sujo?

Uma vez, quando eu era bem pequeno, acho que estava no pré-escolar ou na 1° serie, e no segundo período de aula, não sei por que, eu fiz cocô nas calças. Não contei pra ninguém, claro! Imagina a cena: “Professora tô todo sujo de cocô!”
Nossa aquele dia eu fiz muito coco, nossa um mundo de coco! Fora o cheiro, ficava sempre parado para o cheiro ficar em um só lugar. Mas voltando a historia, aquele dia eu fiquei cagado!
Quando deu o horário de ir embora, meu pai veio me buscar e me levou para casa, eu andava com as pernas abertas, tudo era incomodo. Lembro-me que quando estava na escola e sentei na cadeira na sala de aula, aquele “Doce de Leite” se espalhou na cueca, foi uma maravilha!

Em casa fui tomar banho e quando tirei a roupa me senti sujo, muito sujo.
Às vezes eu ainda me sinto assim, nós seres humanos, os chamados de “racionais”, temos a capacidade de fazer cada (desculpe-me o termo usado) MERDA,  e nos sentimos sujos. Em algum momento da sua vida você já se sentiu assim?!? Sujo? Imundo?

Temos tantas falhas, tantas sujeiras, e às vezes até acumulamos algumas como se estivéssemos em uma competição, que quem ajunta mais ganha algo, esses são os pecadinhos de estimação, termo bastante usado na RCC, cuidamos deles para que eles não morram nunca, sempre alimentamos para que ele não se acabe, não pereçam, não nos abandonem.

Tenho a sensação que o pecado não se incomoda em nos deixar, nós é que ficamos incomodados quando eles se vão e vamos atrás deles.
O Pecado! Divide-nos, nos separa, nos causa sensação de solidão! Nos separa de quem? Divide-nos de quem? De Deus; também, nos divide e separa de nós mesmos. Entenderemos isso mais tarde!
Alguns dos significados de pecado são: transgressão, infração, falta, culpa e etc. O Pecado pra mim pode ser entendido assim: ate dividindo as silabas do mesmo:

PE – CA – DO
PE – “PERIGO”, o Pecado causa perigo, é perigoso. E causa perigo até de morte. Se nós acharmos uma garrafa escrita perigo, nós não tomaríamos o que contem no mesmo. E natural sentir medo do perigo, mas em relação ao pecado, que causa perigo, e muito, é como se corrêssemos em direção a este. Sem medo de suas conseqüências. É preciso pensar, já que nos dizemos racionais, vamos pensar e assim perceber o quanto os pecados são perigosos e nos levam a morte.
CA – “CARNE”, todo pecado é carnal, um desejo da carne, ou instinto do ser humano. A psicologia explica que nós seres humanos agimos por condicionamento, instintos e razão. Na maioria das vezes em que pecamos somos guiados pelos instintos carnais como diz a palavra. Entenda; há em nós um instinto para as praticas da carne, mas somos condicionados pela razão. Exemplo: Não gostamos de acordar cedo, todavia, precisamos acordar cedo, para estudar, trabalhar, fazer tarefas domesticas e etc. Quando acordamos cedo, mesmo sem querer para realizar alguma atividade necessária agimos pela razão, então fazemos o certo, é necessário raciocinar e ver as conseqüências do pecado, sendo assim, deixar de agir pelos instintos carnais e raciocinar a luz do espírito Santo.

DO- “DOI”, O pecado dói, causa dor, nos causa sofrimento. E ainda assim insistimos em pecar. Se o Pai de amor em sua imensa sabedoria nos criou racionais, para que tenhamos a capacidade de pensar e avaliar o que é BOM para nós, vamos tomar posse daquilo que somos: seres Racionais. 


Arley Silva
Coordenador do Ministério Jovem
Região Episcopal Santana