quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Amados Jovens Sentinelas - É tempo de QUARESMA !!!

Na ultima quarta feira, dia 22 de fevereiro, nós católicos apostólicos romanos iniciamos um novo tempo litúrgico da nossa amada Igreja: A Quaresma.



A palavra em si, significa 40 dias ou quadragésimo dia. Este é um tempo favorável à conversão, é um momento muito propicio para a mudança de vida e retorno a casa do Papai.

Sempre falamos neste tempo de conversão, pois a palavra em si já diz tudo. Sabe quando você esta dirigindo e passa pelo caminho que desejava chegar sem ver, por distração ou outro motivo qualquer; ai você logo a frente vê a placa “conversão a esquerda.” isso significa que se você entra na indicação retornará ou voltará. É isso mesmo, esse é um tempo de voltar, retornar; é tempo de olhar para traz e refazer nossos maus caminhos. 


Muitos vêem a quaresma como um tempo triste, onde devemos nos penitenciar, jejuar ou ate mesmo sofre. Pobre daqueles que pensam assim, a quaresma é um tempo de muita alegria, é um grande momento onde Deus por meio de sua Igreja nos da a oportunidade de vivenciar seu imenso amor que tudo perdoa.



O papa Bento XVI em sua mensagem destinada ao inicio da quaresma nos disse:

“A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.”

O início da Quaresma é marcado pela quarta-feira de cinzas. A partir de então, começaremos a ouvir falar de "cinzas" e "pó" várias vezes durante esses quarenta dias que deveriam ser de recolhimento, reflexão e penitência.


Nossa praticas de jejum e penitencia para a quaresma, são um caminho para nos purificar e preparar nosso coração para viver a paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo e celebrarmos sua vitória sobre a morte nos dando a vida plena.





É um grande momento para mergulharmos no amor do nosso Deus e sentirmos a misericórdia do Pai que esta sempre de braços abertos para nos acolher. Neste tempo temos a oportunidade de nos encontra intimamente com Deus, esse encontro é tão fantástico que nos leva a um outro grande encontro; encontrarmos com nós mesmos. E se encontrar com sigo, a principio causa um sentimento de medo ou culpa por nossa faltas, passamos a nos olhar e nos enxergar sem medo, é como se tivéssemos uma visão panorâmica de nós mesmos, isso nos permite enxergar quem verdadeiramente somos, pois nos olhamos sem nossos orgulhos.

Ver-nos como verdadeiramente somos nos causa grande transformação, pois o encontro que tivemos com Deus anteriormente nos da à certeza que por seu poder e força, podemos nos renovar.

Por meio desta desejamos também colocar em todos os corações a importância do tema da Campanha da fraternidade para o ano de 2012: “Fraternidade e Saúde Pública.”


Vamos nos solidarizar com este tempo e voltar nossas orações se olhares para um dos grande dilemas de nossa sociedade que é a Saúde pública. Realmente é preciso se compadecer e verdadeiramente se solidarizar com aqueles que enfrentam grandes desafios para atendimento medico digno no sistema publico de saúde.




Por fim, nós do Ministério Jovem desejamos a todos uma santa e abençoada quaresma, que o Espírito de Deus nos impulsione a verdadeiramente viver e contemplar este grande tempo litúrgico e momento de renovação. Santo agostinho dizia “Que nós nos tornamos aquilo que contemplamos”. É preciso neste tempo contempla o amor do Senhor; para que possamos nós também amar uns aos outros com amor semelhante ao do nosso Deus. Sempre tendo em mente que a liturgia que celebramos, quando a celebramos com fé, a mesma se torna real em nossas vidas.

Graça e paz a todos da parte de Deus nosso Pai e Senhor. Que Maria nossa Mãe interceda por nós e nos auxilie a encontrar e seguir o seu filho Jesus.

Sentinelas da Manha... Fogo na alma e paz no coração!!!
Labareda de Fogo do Espírito neles Sentinelas.


Arley Silva
Coordenador do Ministério Jovem
Região Episcopal Santana

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vigilia de Adoração NÃO FIQUE FORA DESSA...

Vigilia de Adoração do Ministério de Música e Artes e do Ministério Jovem da Região Santana.

"Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão".  Oséias 5:15


A vigília terá inicio com o Santo Terço, pontualmente às 22h, às 23h teremos a Santa Missa celebrada pelo Padre Toninho, da própria Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Jardim São Paulo, que muito gentilmente nos cedeu a paróquia e que acolherá jovens, artistas e músicos da Região Episcopal Santana.

Jovens e Artistas NÃO FIQUEM FORA DESSA... Louvor, Oração, Entrega, Adoração, Clamor, Poder, Unção! Deus Seja Louvado por este "marco" em nossa região. Obrigado Senhor Jesus, porque se faz presente em nosso meio!!! AMÉM


Vigília MJ e MMA Santana
Dia 16 de Março, 22h.
Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Jardim São Paulo
Endereço: Praça Domingos Luiz, 273, literalmente ao lado do metrô Jardim São Paulo!