Palavra do Coordenador

Palavra do Coordenador (25/07/2012)



Paz galera, salve SENTINELAS DA MANHA, desejo a todos, toda graça do Senhor Jesus e fogo do Espírito na Alma.


Amados são chegados novos tempos para nós, todavia, não só para nós, mas para toda Juventude de nossa amada Igreja Católica Apostólica romana; especialmente no Brasil, devido ao Encontro Mundial de Jovens da RCC, que aconteceu em Foz do Iguaçu – Paraná, no qual tive a graça de participar com mais 5 jovens de nossa Região, também a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro em Julho de 2013, com a presença do Santo padre o papa Bento XVI, e também uma serie de eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos anos de 2014 e 2016 como todos devem bem saber.




Todos esses momentos são grandes oportunidades, que nós jovens temos para mostrar o rosto jovem da Igreja e Anunciar a boa nova do nosso Deus com Parresia, Ousadia, Alegria e Amor. A RCC através do MJ já esta organizando grandes projetos de evangelização para estes tempos e você com toda certeza vai fazer parte dessa história.




Por isso desejo encorajá-los a adentrar nesses novos tempos sem medo, com a certeza de que a presença do Senhor ressuscitado entre nós, é a força que nos levará a prosseguir.


Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de sabedoria. 2 Timóteo 1:6-7


Amados FORÇA, AMOR E SABEDORIA, lembrem-se de que Deus é conosco; e quem como Deus? NINGUEM COMO DEUS!!!

Paz e Graça, Maria mãe de Deus e Nossa Rogue por nós.



Arley Silva
Coordenador do Ministério Jovem
Região Episcopal Santana


-------------------------------------------------------------------------------------------------------



Amados Jovens Sentinelas - É tempo de QUARESMA!



São Paulo, 23 de Fevereiro de 2012.



Na ultima quarta feira, dia 22 de fevereiro, nós católicos apostólicos romanos iniciamos um novo tempo litúrgico da nossa amada Igreja: A Quaresma.


A palavra em si, significa 40 dias ou quadragésimo dia. Este é um tempo favorável à conversão, é um momento muito propicio para a mudança de vida e retorno a casa do Papai.

Sempre falamos neste tempo de conversão, pois a palavra em si já diz tudo. Sabe quando você esta dirigindo e passa pelo caminho que desejava chegar sem ver, por distração ou outro motivo qualquer; ai você logo a frente vê a placa “conversão a esquerda.” isso significa que se você entra na indicação retornará ou voltará. É isso mesmo, esse é um tempo de voltar, retornar; é tempo de olhar para traz e refazer nossos maus caminhos. 


Muitos vêem a quaresma como um tempo triste, onde devemos nos penitenciar, jejuar ou ate mesmo sofre. Pobre daqueles que pensam assim, a quaresma é um tempo de muita alegria, é um grande momento onde Deus por meio de sua Igreja nos da a oportunidade de vivenciar seu imenso amor que tudo perdoa.


O papa Bento XVI em sua mensagem destinada ao inicio da quaresma nos disse:

“A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.”

O início da Quaresma é marcado pela quarta-feira de cinzas. A partir de então, começaremos a ouvir falar de "cinzas" e "pó" várias vezes durante esses quarenta dias que deveriam ser de recolhimento, reflexão e penitência.

Nossa praticas de jejum e penitencia para a quaresma, são um caminho para nos purificar e preparar nosso coração para viver a paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo e celebrarmos sua vitória sobre a morte nos dando a vida plena.



É um grande momento para mergulharmos no amor do nosso Deus e sentirmos a misericórdia do Pai que esta sempre de braços abertos para nos acolher. Neste tempo temos a oportunidade de nos encontra intimamente com Deus, esse encontro é tão fantástico que nos leva a um outro grande encontro; encontrarmos com nós mesmos. E se encontrar com sigo, a principio causa um sentimento de medo ou culpa por nossa faltas, passamos a nos olhar e nos enxergar sem medo, é como se tivéssemos uma visão panorâmica de nós mesmos, isso nos permite enxergar quem verdadeiramente somos, pois nos olhamos sem nossos orgulhos.

Ver-nos como verdadeiramente somos nos causa grande transformação, pois o encontro que tivemos com Deus anteriormente nos da à certeza que por seu poder e força, podemos nos renovar.

Por meio desta desejamos também colocar em todos os corações a importância do tema da Campanha da fraternidade para o ano de 2012: “Fraternidade e Saúde Pública.”

Vamos nos solidarizar com este tempo e voltar nossas orações se olhares para um dos grande dilemas de nossa sociedade que é a Saúde pública. Realmente é preciso se compadecer e verdadeiramente se solidarizar com aqueles que enfrentam grandes desafios para atendimento medico digno no sistema publico de saúde.



Por fim, nós do Ministério Jovem desejamos a todos uma santa e abençoada quaresma, que o Espírito de Deus nos impulsione a verdadeiramente viver e contemplar este grande tempo litúrgico e momento de renovação. Santo agostinho dizia “Que nós nos tornamos aquilo que contemplamos”. É preciso neste tempo contempla o amor do Senhor; para que possamos nós também amar uns aos outros com amor semelhante ao do nosso Deus. Sempre tendo em mente que a liturgia que celebramos, quando a celebramos com fé, a mesma se torna real em nossas vidas.

Graça e paz a todos da parte de Deus nosso Pai e Senhor. Que Maria nossa Mãe interceda por nós e nos auxilie a encontrar e seguir o seu filho Jesus.

Sentinelas da Manha... Fogo na alma e paz no coração!!!
Labareda de Fogo do Espírito neles Sentinelas.


Arley Silva
Coordenador do Ministério Jovem
Região Episcopal Santana




-----------------------------------------------------------------

   

Verdadeiro Natal e Fim de Ano 2011!


São Paulo, 22 de Dezembro de 2011.


Bom amados e amadas, é chegado mais um fim de ano! Acho que poderíamos dizer muitas coisas que tivemos a oportunidade de viver esse ano; vivemos algumas tristezas, muitas alegrias, mas em tudo buscamos estar na presença do Senhor.



Queremos louvar e agradecer a Deus pela sua vida, pelas suas vitórias, por suas conquistas, pelo seu aprendizado e por todas as graças que todos recebemos em 2011. Mas antes de todas essas coisas, LOUVAMOS por que você esta conosco, aqueles que já estão há muito tempo e aqueles que estão chegando recentemente, aqueles curiosos que ouviram falar de nós ou aqueles que já lutam todos os dias para que a cultura de pentecoste seja anunciada, amada e vivida, LOUVAMOS a Deus por VOCÊ e pela nossa UNIÃO que não faz somente o açúcar, todavia, faz com que a vontade do Senhor seja realizada!



Esse ano nós trabalhamos muito; retiros, formações, encontros, viagens, muitos Grupos de Orações, vigílias, intercessões, noites de oração e outros que não nos cabe citar aqui, e tudo isso por você, para que todos possam viver e experimentar a graça do Senhor ressuscitado!

Também queremos informar desde já que em 2012 tem MUITO MAIS, e sua presença deixará nossa família mais bonita!

Por fim queremos desejar a todos um Santo e abençoado Natal, que o verdadeiro significado do Natal, que é Jesus, possa nascer mais uma vez em cada coração. Tenha também em feliz ano novo, repleto de paz e alegrias a vocês e todas as suas famílias, que em 2012 seus sonhos possam se realizar e que para todos nós seja um ano repleto da graça e presença de Jesus!



Que o Espírito Santo nos guie, e que resplandeça em nós a luz da presença do Senhor!
Maria passe na frente e interceda por nossos caminhos!


Arley Silva

Ministério Jovem
Região Episcopal Santana


-----------------------------------------------------------------

  

Carta de Agradecimento - Arley Silva (coordenador MJ RESA)




Arquidiocese de São Paulo

Região Episcopal Santana

Renovação Carismática Católica – Ministério Jovem



São Paulo, 13 de Outubro de 2011.



Ola amados jovens, é com grande alegria que me dirijo novamente a vocês, para saudá-los pela grande mobilização em prol de nosso Encontro Regional de Jovens que aconteceu nos últimos dias 08 e 09 do mês presente.


Com certeza tivemos a oportunidade de ver a grandeza e simplicidade do nosso Deus, e o amor que Ele derrama diariamente sobre nós para nos Robustecer. Certos desse amor, eu quero exaltá-los a “Lançar as redes em águas mais profundas”, sem medo das dificuldades e eventualidades que a vida nos apresenta, certos de que em “Cristo somos mais que vencedores”.


Quero também convidá-los a espalhar em todas as comunidades e paróquias de nossa Região Episcopal, quem são os “Sentinelas da Manha” e mostrar a todos que ser Sentinelas da Manha não é vestir uma camisa com o emblema do mesmo, ou participar de um encontro; ser Sentinela da Manha é um “Projeto de Vida”, que nos foi ensinado e mostrado na vida de João Paulo II e deve ser anunciado por todo mundo.


Agradeço o esforço e dedicação de todos que se empenharam para que este sonho de Deus em nossas vidas se tornasse real. De uma forma muito especial agradeço a Dom Joaquim e Dom Tarcisio que foram presença da Igreja que Bota Fé nos jovens, agradeço a Arquidiocese de São Paulo na pessoa de Gilberto nosso Coordenador Arquidiocesano, eu agradeço ao Matheus de São José dos Campos e a Bárbara de Jundiaí que não mediram esforços para estar conosco, agradeço o apoio da Hélida Araújo coordenadora Arquidiocesana do MJ e todos os coordenadores regionais do MJ presentes, agradeço a coordenação, setoristas e ministeriados da Região Santana que de imediato se colocaram a disposição para nosso encontro, e a todo núcleo regional que foram peças essenciais para que esse sonho se tornasse possível.


Antes de todas essas coisas agradeço e rendo louvores a Deus nosso Pai, que nos capacitou e revestiu de seu amor para que todas essas coisas se tornassem possíveis.


Por fim, desejo que através desse acontecimento em nossa Região episcopal, os Grupos de Oração Jovens, Ministérios Jovens, Grupos de Jovens ligados a RCC e Grupos de oração onde acontece o projeto “Aqui tem Jovem, Aqui tem Fogo”, sejam profundamente Robustecidos pelo Espírito Santo de Deus, para que cheios do mesmo, possam continuar a proclamar com parresia, ousadia e combatividade profética que só temos um Senhor e Salvador e seu nome é JESUS!


Agradeço a atenção de todos, peço a Deus que nos abençoe, que o Espírito Santo nos cubra com sua sombra, e que nós possamos viver ao amparo do altíssimo. Sejamos verdadeiros SENTINELAS DA MANHA e adoradores do Senhor em espírito e em verdade.


Tenham sempre em mente que nossa recompensa esta no céu, e que o Senhor nos escolheu e nos capacitará; tenhamos uma vida reta e de oração, e que possamos transbordar diariamente do Espírito de Deus, para que o mesmo não fique só em nós, todavia, possa chegar ao maior numero de pessoas, e que as mesmas possam viver o novo de Deus e um contínuo pentecostes.



Que Maria Rogue por nós!



UHH é SENTINELA... UHH é SENTINELA... UHH é SENTINELA...

UHH é SENTINELA... UHH é SENTINELA... UHH é SENTINELA...




_________________________________

Arley Silva

Coordenador do Ministério Jovem

Região Episcopal Santana


-----------------------------------------------------------------

 

O Pecado



Não fique sujo, pense!

Você já teve a sensação de estar sujo?

Uma vez, quando eu era bem pequeno, acho que estava no pré-escolar ou na 1° serie, e no segundo período de aula, não sei por que, eu fiz cocô nas calças. Não contei pra ninguém, claro! Imagina a cena: “Professora tô todo sujo de cocô!”
Nossa aquele dia eu fiz muito coco, nossa um mundo de coco! Fora o cheiro, ficava sempre parado para o cheiro ficar em um só lugar. Mas voltando a historia, aquele dia eu fiquei cagado!


Quando deu o horário de ir embora, meu pai veio me buscar e me levou para casa, eu andava com as pernas abertas, tudo era incomodo. Lembro-me que quando estava na escola e sentei na cadeira na sala de aula, aquele “Doce de Leite” se espalhou na cueca, foi uma maravilha!

Em casa fui tomar banho e quando tirei a roupa me senti sujo, muito sujo.
Às vezes eu ainda me sinto assim, nós seres humanos, os chamados de “racionais”, temos a capacidade de fazer cada (desculpe-me o termo usado) MERDA,  e nos sentimos sujos. Em algum momento da sua vida você já se sentiu assim?!? Sujo? Imundo?

Temos tantas falhas, tantas sujeiras, e às vezes até acumulamos algumas como se estivéssemos em uma competição, que quem ajunta mais ganha algo, esses são os pecadinhos de estimação, termo bastante usado na RCC, cuidamos deles para que eles não morram nunca, sempre alimentamos para que ele não se acabe, não pereçam, não nos abandonem.

Tenho a sensação que o pecado não se incomoda em nos deixar, nós é que ficamos incomodados quando eles se vão e vamos atrás deles.
O Pecado! Divide-nos, nos separa, nos causa sensação de solidão! Nos separa de quem? Divide-nos de quem? De Deus; também, nos divide e separa de nós mesmos. Entenderemos isso mais tarde! Alguns dos significados de pecado são: transgressão, infração, falta, culpa e etc. O Pecado pra mim pode ser entendido assim: ate dividindo as silabas do mesmo:

PE – CA – DO


PE – “PERIGO”, o Pecado causa perigo, é perigoso. E causa perigo até de morte. Se nós acharmos uma garrafa escrita perigo, nós não tomaríamos o que contem no mesmo. E natural sentir medo do perigo, mas em relação ao pecado, que causa perigo, e muito, é como se corrêssemos em direção a este. Sem medo de suas conseqüências. É preciso pensar, já que nos dizemos racionais, vamos pensar e assim perceber o quanto os pecados são perigosos e nos levam a morte.


CA – “CARNE”, todo pecado é carnal, um desejo da carne, ou instinto do ser humano. A psicologia explica que nós seres humanos agimos por condicionamento, instintos e razão. Na maioria das vezes em que pecamos somos guiados pelos instintos carnais como diz a palavra. Entenda; há em nós um instinto para as praticas da carne, mas somos condicionados pela razão. Exemplo: Não gostamos de acordar cedo, todavia, precisamos acordar cedo, para estudar, trabalhar, fazer tarefas domesticas e etc. Quando acordamos cedo, mesmo sem querer para realizar alguma atividade necessária agimos pela razão, então fazemos o certo, é necessário raciocinar e ver as conseqüências do pecado, sendo assim, deixar de agir pelos instintos carnais e raciocinar a luz do espírito Santo.

DO- “DOI”, O pecado dói, causa dor, nos causa sofrimento. E ainda assim insistimos em pecar. Se o Pai de amor em sua imensa sabedoria nos criou racionais, para que tenhamos a capacidade de pensar e avaliar o que é BOM para nós, vamos tomar posse daquilo que somos: seres Racionais. 


Arley Silva
Coordenador do Ministério Jovem
Região Episcopal Santana