segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Advento

O Advento

Quando soube que João tinha sido preso, Jesus retirou-se para a Galiléia. Deixou Nazaré e foi morar em Carfanaum, às margens do mar da Galiléia, no território de Zabulon e de Neftali, para cumprir-se o que foi dito pelo profeta Isaías: "Terra de Zabulon, terra de Neftali caminho do mar, região além do Jordão, Galiléia, entregue as nações pagãs! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região sombria da morte brilhou uma luz". Daí em diante, Jesus começou a anunciar: "Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo". Mateus 4, 12-17



Irmãos mais uma vez, com grande alegria e confiança em Deus, nós iniciamos o tempo do ADVENTO, que traz consigo o inicio de um novo ano litúrgico para nossa santa e amada Igreja Católica.


Neste tempo o Senhor nos faz um grande chamado e a Igreja por sua vez um grande apelo à conversão. Nós do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica, queremos exortar também uma busca continua que devemos ter pela “Santidade”, porque Deus nos quer santos, assim diz a palavra: “Esta é a Vontade de Deus: a vossa santificação, que eviteis as impurezas.” - I Tessalonicenses 4, 3!


O Advento vem do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a"; é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. A Chegada do VERBO, irmão Jesus é verbo assim diz a palavra, ele não é substantivo, ou adjetivo eu mesmo predicado; Jesus é VERBO porque o verbo indica ação, a função do verbo é indicar ação; Ele é o Deus conosco, Aquele que vem e AGE em nossas vidas.



A primeira referência ao "Tempo do Advento" é encontrada na Espanha, quando no ano 380, o Sínodo de Saragoça prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania, data em que, antigamente, também se celebrava no Natal. Na França, Perpétuo, bispo de Tours, instituiu seis semanas de preparação para o Natal e, em Roma, o Sacramentário Gelasiano cita o Advento no fim do século V.


Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal.


O Advento é um grande momento de preparação para a vinda de Jesus no natal, a chegada do Rei. Mas meus irmãos, porque Jesus ainda não retornou pela segunda vez?


Por que Ele ainda não retornou em gloria?


Resposta: Porque ainda não somos santos! È necessária buscar e viver a santidade que Jesus nos convida. Monsenhor Jonas Abib nos ensina: “Jesus só não veio ainda porque precisa limpar a face da terra, tirar os filhos de Deus da sujeira, do lixo em que eles acabaram ficando. Se, porém, estes insistem: “Queremos ficar no lixo! Queremos ficar na sujeira! Deixe-nos aqui!”, Jesus é obrigado, por misericórdia, a retardar a Sua vinda. Ele não quer perder ninguém, por isso, está retardando a Sua vinda, dando mais chance e mais tempo para que todos “os filhos pródigos” retornem à casa do Pai.”


A nossa santidade apressa a vinda de Jesus! Nós realmente estamos vivendo o tempo da misericórdia de Deus, mas o Senhor será justo, precisamos nos aproximar de Deus, ter intimidade com Ele, para que quando Jesus voltar, nós não sejamos pegos de surpresa, nós precisamos vigiar, pois a vinda do Senhor se faz mais próxima do que de antes e é necessário estar na presença do Senhor, conhecê-lo bem para que no dia do juízo possamos estar juntos com as ovelhas.


Irmãos, vamos nos unir, e juntos buscar viver na presença de Deus, pois a nossa Salvação esta mais próxima de quando começamos a acreditar. O Espírito Santo acende uma lanterna ou lamparina em nossas vidas muitas vezes escuras, nas trevas; nos da à oportunidade de adentra as cortinas do templo e estar na presença do grande Rei, nos dar a oportunidade da intimidade com Ele mesmo, a ponto de chegarmos a pedir maranatha vem senhor Jesus!


Arley Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário