quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Amados Jovens Sentinelas - É tempo de QUARESMA !!!

Na ultima quarta feira, dia 22 de fevereiro, nós católicos apostólicos romanos iniciamos um novo tempo litúrgico da nossa amada Igreja: A Quaresma.



A palavra em si, significa 40 dias ou quadragésimo dia. Este é um tempo favorável à conversão, é um momento muito propicio para a mudança de vida e retorno a casa do Papai.

Sempre falamos neste tempo de conversão, pois a palavra em si já diz tudo. Sabe quando você esta dirigindo e passa pelo caminho que desejava chegar sem ver, por distração ou outro motivo qualquer; ai você logo a frente vê a placa “conversão a esquerda.” isso significa que se você entra na indicação retornará ou voltará. É isso mesmo, esse é um tempo de voltar, retornar; é tempo de olhar para traz e refazer nossos maus caminhos. 


Muitos vêem a quaresma como um tempo triste, onde devemos nos penitenciar, jejuar ou ate mesmo sofre. Pobre daqueles que pensam assim, a quaresma é um tempo de muita alegria, é um grande momento onde Deus por meio de sua Igreja nos da a oportunidade de vivenciar seu imenso amor que tudo perdoa.



O papa Bento XVI em sua mensagem destinada ao inicio da quaresma nos disse:

“A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.”

O início da Quaresma é marcado pela quarta-feira de cinzas. A partir de então, começaremos a ouvir falar de "cinzas" e "pó" várias vezes durante esses quarenta dias que deveriam ser de recolhimento, reflexão e penitência.


Nossa praticas de jejum e penitencia para a quaresma, são um caminho para nos purificar e preparar nosso coração para viver a paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo e celebrarmos sua vitória sobre a morte nos dando a vida plena.





É um grande momento para mergulharmos no amor do nosso Deus e sentirmos a misericórdia do Pai que esta sempre de braços abertos para nos acolher. Neste tempo temos a oportunidade de nos encontra intimamente com Deus, esse encontro é tão fantástico que nos leva a um outro grande encontro; encontrarmos com nós mesmos. E se encontrar com sigo, a principio causa um sentimento de medo ou culpa por nossa faltas, passamos a nos olhar e nos enxergar sem medo, é como se tivéssemos uma visão panorâmica de nós mesmos, isso nos permite enxergar quem verdadeiramente somos, pois nos olhamos sem nossos orgulhos.

Ver-nos como verdadeiramente somos nos causa grande transformação, pois o encontro que tivemos com Deus anteriormente nos da à certeza que por seu poder e força, podemos nos renovar.

Por meio desta desejamos também colocar em todos os corações a importância do tema da Campanha da fraternidade para o ano de 2012: “Fraternidade e Saúde Pública.”


Vamos nos solidarizar com este tempo e voltar nossas orações se olhares para um dos grande dilemas de nossa sociedade que é a Saúde pública. Realmente é preciso se compadecer e verdadeiramente se solidarizar com aqueles que enfrentam grandes desafios para atendimento medico digno no sistema publico de saúde.




Por fim, nós do Ministério Jovem desejamos a todos uma santa e abençoada quaresma, que o Espírito de Deus nos impulsione a verdadeiramente viver e contemplar este grande tempo litúrgico e momento de renovação. Santo agostinho dizia “Que nós nos tornamos aquilo que contemplamos”. É preciso neste tempo contempla o amor do Senhor; para que possamos nós também amar uns aos outros com amor semelhante ao do nosso Deus. Sempre tendo em mente que a liturgia que celebramos, quando a celebramos com fé, a mesma se torna real em nossas vidas.

Graça e paz a todos da parte de Deus nosso Pai e Senhor. Que Maria nossa Mãe interceda por nós e nos auxilie a encontrar e seguir o seu filho Jesus.

Sentinelas da Manha... Fogo na alma e paz no coração!!!
Labareda de Fogo do Espírito neles Sentinelas.


Arley Silva
Coordenador do Ministério Jovem
Região Episcopal Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário